Passar para o conteúdo principal

Exercício Físico

Exercício físico para pessoas com doença respiratória crónica e em confinamento devido à COVID-19

A prática de atividade física pode ter um papel importante na melhoria da sua qualidade de vida, pois irá diminuir o cansaço, reduzir os sintomas de dispneia e melhorar a sua tolerância ao esforço durante a atividade física.

 

Com a atual necessidade de nos mantermos em confinamento domiciliário, a prática de atividade física acaba por ficar condicionada, o que levará a consequências diretas na diminuição da força muscular e capacidade cardio-pulmonar.

 

Assim, do mesmo modo em que era importante antes do confinamento a prática de atividade física no dia-a-dia, deverá continuar a ser dada agora a mesma importância. A diferença é que neste momento terá de o fazer apenas no espaço onde se encontra confinado.


A prática regular de atividade física é benéfica para a sua respiração. Ao melhorar o estado muscular geral vai tornar-se mais independente, permitindo desempenhar as atividades de vida diária com menor dificuldade.
 

A Comissão de Trabalho de Reabilitação Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia partilhou algumas recomendações e exercícios que podem ajudá-lo no seu dia-a-dia.

Fonte: Bourbeau, et al. “Living Well with COPD, a plan of action for life”, 2ª ed 2011.