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Informação importante acerca do seu equipamento Philips

Equipamentos CPAP/AutoCPAP e BiPAP

Informação dirigida a pacientes que receberam uma notificação da VitalAire via SMS

Comunicado

No seguimento do anúncio efetuado no passado dia 14 de junho de 2021 pelo fabricante de dispositivos médicos Philips, em que alguns dos seus dispositivos colocados em casa de pacientes com doenças respiratórias poderão apresentar um potencial problema de segurança relacionado com um dos seus componentes (espuma de atenuação do som), compreendemos a preocupação que esta informação lhe poderá causar.

A Segurança dos nossos pacientes é a maior preocupação da VitalAire S.A. e estamos totalmente empenhados em lidar com a situação e limitar os inconvenientes associados ao aviso de segurança emitido pela Philips. 

Após contactos com a Philips, a VitalAire, enquanto empresa de cuidados respiratórios domiciliários e distribuidor autorizado, procedeu à comunicação dos números de série dos dispositivos afetados em utilização pelos nossos pacientes na plataforma Philips disponibilizada para o efeito.

Enquanto empresa de cuidados respiratórios domiciliários estamos comprometidos em proceder em conformidade com o plano de ação da Philips, garantindo os ajustes necessários, assim que tivermos mais informação sobre as medidas a adotar em cumprimento desse plano de ação, as quais de acordo com as informações mais recentes das autoridades de saúde, passarão por uma reparação/substituição dos dispositivos médicos em questão.

O nosso principal objetivo é contribuir para a continuidade do seu tratamento. No entanto, ainda não dispomos de previsibilidade sobre o tempo que será necessário para implementar o futuro plano de ação da Philips, pelo que aguardamos as instruções detalhadas da Philips em coordenação com as autoridades de saúde competentes.

Entretanto, e no que diz respeito à continuidade do seu tratamento, e apesar de alguma informação em contrário veiculada pela Philips nalguns momentos, recomendamos não interromper o seu tratamento sem aconselhamento médico para o efeito. Para sua informação, a maioria das sociedades associadas às doenças respiratórias, assim como as autoridades de saúde a nível mundial, recomendam a continuidade do tratamento, independentemente do tipo de dispositivo, assim como o aconselhamento junto do seu médico.

Consulte aqui o aviso de segurança da Philips.

Devo continuar ou suspender o tratamento?

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Recomendamos não interromper o seu tratamento sem aconselhamento médico para o efeito. Para sua informação, a maioria das sociedades associadas às doenças respiratórias, assim como as autoridades de saúde a nível mundial, recomendam a continuidade do tratamento, independentemente do tipo de dispositivo, assim como o aconselhamento junto do seu médico.

Que problemas de saúde poderá causar o uso destes equipamentos?

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De acordo com o aviso de segurança da Philips, a espuma de atenuação de som pode degradar-se, produzindo partículas que podem libertar determinados químicos, tendo sido registado um pequeno número de relatos de sintomas de baixa severidade, tais como dores de cabeça, tosse e irritação na garganta.

A degradação da espuma pode ser exacerbada pela utilização de materiais de limpeza não aprovados, tais como o ozono, assim como pela exposição a ambientes quentes e húmidos.

Poderá consultar informação mais detalhada no aviso de segurança da Philips.

Como posso saber se o meu dispositivo poderá estar afetado?

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O seu dispositivo está afetado se for um dos modelos de entre os equipamentos listados abaixo.

Todos os dispositivos afetados foram fabricados antes de 26 de abril de 2021.

Ventilador de assistência respiratória contínua, não de suporte de vida

  • DreamStation ASV
  • DreamStation ST, AVAPS
  • SystemOne ASV4
  • C Series ASV, S/T, AVAPS
Ventilador de assistência respiratória não contínua
  • DreamStation - CPAP, Auto CPAP, BiPAP
  • SystemOne (Q series)
  • REMStar SE Auto -CPAP



Enquanto empresa de cuidados respiratórios domiciliários, estamos à sua disposição para apoiá-lo durante todo este processo. Por isso, a VitalAire procedeu à comunicação dos números de série dos dispositivos afetados na plataforma Philips disponibilizada para o efeito, pelo que não necessita de realizar qualquer ação neste sentido.

Quem e quando me irão contactar?

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A VitalAire entrará em contacto consigo, assim que receber as instruções detalhadas da Philips em coordenação com as autoridades de saúde competentes. Queremos estar ao seu lado em todo o processo de modo a facilitá-lo o mais possível.

Estamos em contacto permanente com as autoridades de saúde para atuar de acordo com as suas recomendações.

O que devo fazer se detetar sintomas relacionados com este problema?

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Caso detete qualquer sintoma ou efeito adverso, entre imediatamente em contacto com o seu médico ou serviço de saúde.

Continuo com dúvidas, como posso contactar a VitalAire?

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Se continua com dúvidas, pode contactar-nos através da linha de apoio 969 286 931 criada para este efeito, disponível em dias úteis das 9h-18h, ou por email para pacientevitalaire.pt@airliquide.com

Contacte a linha VitalAire dedicada:

969 286 931 dias úteis, das 9H às 18H

Envie um e-mail para: pacientevitalaire.pt@airliquide.com