Passar para o conteúdo principal

O que é uma Bomba de Insulina?

“Este produto está em conformidade com a legislação em vigor em matéria de dispositivos médicos.”

As bombas de insulina são dispositivos médicos eletrónicos controlados por um processador que incluem um reservatório ou cartucho de insulina

Linha de Apoio Diabetes

Consulte-nos para mais informações

808 788 877

Send an email

A insulina no cartucho é administrada através de um sistema de infusão, que é inserido no tecido subcutâneo, geralmente no abdómen. A insulina é perfundida quase continuamente para satisfazer as necessidades básicas, pelo que não se chegam a formar depósitos de insulina no tecido subcutâneo, o que aumenta significativamente a eficácia da insulina.

A infusão basal pode variar ao longo do dia e alguns modelos de bombas permitem registar programas para diferentes tempos em diferentes situações: dias úteis, mudanças de turno, férias, dias pré-menstruais, etc. Os bólus de insulina correspondem à perfusão utilizada para cobrir a ingestão de alimentos; são administrados conforme necessário e podem ser administrados de forma imediata (bólus normal), ou distribuídos ao longo de um determinado período de tempo (bólus alargado), ou numa combinação de ambos os tipos. Existe ainda a função de bólus avançado, que calcula a quantidade de insulina necessária dependendo do tipo de alimento a ser consumido e/ou das condições do utilizador, alvo glicémico, fator de sensibilidade à insulina e índice de hidratos de carbono.

As atuais bombas de insulina são dispositivos médicos devidamente certificados e aprovados, de pequenas dimensões, e peso (semelhantes a um pequeno telemóvel), de utilização e programação simples. Atualmente, existem modelos capazes de perfundir quantidades basais tão baixas como 0,1 unidades por hora e de fornecer bólus específicos de insulina, permitindo alcançar um controlo otimizado. Além disso, é frequente as bombas de insulina contribuirem para um impacto muito positivo na melhoria da qualidade de vida das pessoas com diabetes. Uma das suas características mais relevantes são as suas dimensões reduzidas que permitem uma portabilidade conveniente e discreta, mas também a uma utilização intuitiva.