Passar para o conteúdo principal

A VitalAire apoia a Associação Portuguesa do Sono com a promoção de Rastreios ao Sono e Apneia do Sono

A iniciativa acontece dias 5 e 6 de novembro (domingo e segunda-feira) na Gare do Oriente, Lisboa

A Gare do Oriente vai receber nos dias 5 e 6 de novembro uma mega iniciativa de rastreios à qualidade do Sono e à Apneia do Sono com o Apoio da VitalAire, empresa de Cuidados Respiratórios Domicíliários, dos quais se destaca o tratamento do Sindrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Os rastreios, gratuitos e abertos a toda a população, são uma iniciativa da Associação Portuguesa do Sono (APS) no âmbito da 3ª edição da Check-UP.

Ao longo dos dois dias desta edição, o público interessado em fazer o rastreio poderá contar com uma equipa de profissionais de saúde que irá avaliar, aconselhar e esclarecer sobre os fatores de risco que podem estar na origem deste distúrbio e compreender como a VitalAire poderá contribuir para melhorar a sua qualidade de vida.

De acordo com a Associação Portuguesa do Sono, “O sono constitui uma função fisiológica fundamental do ser humano, proporcionando-lhe a recuperação das energias despendidas durante o dia e permitindo-lhe realizar em boas condições físicas e mentais as tarefas do dia seguinte.

A qualidade do sono pode ser influenciada por uma multiplicidade de fatores, como a luz ambiente, a temperatura e a humidade do quarto, o movimento, as doenças físicas ou psíquicas do próprio, o ressonar do companheiro/a, a partilha da cama com os filhos ou até a presença do animal de estimação no quarto.

A falta de sono, designada por privação de sono, é um problema mundial. Atualmente dorme-se, em média, menos uma a duas horas do que anteriormente. De facto, os padrões atuais da vida acelerada das sociedades modernas condicionaram uma redução no número de horas de sono, refletindo em parte um aumento do número de horas de trabalho, mas também um aumento do tempo despendido a ver televisão ou no computador.

Nos últimos anos, tem-se assistido a um aumento de doenças relacionadas com o sono, tendo havido também uma maior consciencialização por parte dos médicos e da população. Assim, para além da privação crónica do sono, a insónia e a apneia do sono são perturbações muito frequentes atualmente.

A apneia obstrutiva do sono é uma situação caracterizada por paragens respiratórias que se repetem várias vezes ao longo da noite e que originam diminuição dos níveis de oxigénio no sangue e despertares. Estes levam a uma má qualidade do sono, que se pode traduzir em hipersonolência durante o dia, podendo o doente adormecer com facilidade, mesmo a conduzir ou

no local de trabalho. Por outro lado, a redução dos níveis noturnos de oxigénio no sangue pode levar a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, enfarte e arritmias, tendo estas sido apontadas como responsáveis pelo aumento da mortalidade observada nestes doentes.Quando existe a suspeita desta situação, o doente deverá ser enviado a uma consulta especializada de sono, para realização de um estudo de sono. Existe tratamento eficaz para a apneia do sono, que passa frequentemente pela utilização durante a noite de um ventilador, designado por CPAP, que leva a um sono reparador com desaparecimento da hipersonolência diurna e diminuindo grandemente o risco de doenças cardiovasculares.

Neste rastreio geral da qualidade sono, pretende-se avaliar a influência que podem ter determinadas doenças, nomeadamente a apneia do sono e avaliar ainda a influência de animais de companhia no espaço de descanso dos donos.”

Jorge Correia, Diretor Geral da VitalAire Portugal, reforça que “Atualmente, a apneia do sono é considerada uma patologia respiratória com elevada prevalência na população e infelizmente ainda é subdiagnosticada devido à falta de conhecimento. Com o objetivo de sensibilizar a população para esta patologia, a VitalAire e a Associação Portuguesa do Sono unem-se na promoção e sensibilização do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento. Nesse sentido, a VitalAire tem como missão acompanhar o doente e os seus cuidadores desde o início da terapia. Este acompanhamento traduz-se na instalação dos equipamentos e acessórios em casa do doente, ajustando o tratamento de acordo com a prescrição médica. A VitalAire proporciona ainda formação ao doente e cuidadores sobre o modo de utilização e manutenção do material, a higiene e segurança no manuseamento dos equipamentos. Asseguramo-nos também da continuidade do tratamento com visitas regulares no domicílio do doente, coordenando-se toda a informação do tratamento com o médico prescritor.”,

Durante os dias 5 e 6 de novembro, domingo e segunda-feira, todas os interessados poderão deslocar-se à Gare do Oriente para uma avaliação à sua qualidade de sono e aconselhar-se com os especialistas presentes.

Download the document