Passar para o conteúdo principal

VitalAire e a Fundação Portuguesa do Pulmão promovem “Curso de Ventilação Não Invasiva” em e-learning

Destinado a médicos especialistas ou em formação, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde com interesse no tema.

Agora gratuito, através da plataforma de e-learning da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP).

A insuficiência respiratória crónica, afetando um elevado número de doentes, é um importante problema de saúde sendo que, em muitas das situações, o tratamento passa pela instituição de VNI (Ventilação Mecânica Não Invasiva).

De acordo com declarações do Professor Doutor José Alves, Presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, “A FPP e a VitalAire organizaram um Curso de Ventilação Não Invasiva em estreita colaboração com a Prof. Doutora Marta Drummond,  Prof. Doutor Miguel Gonçalves e o Prof. Doutor Carlos Winck. Terminado há algumas semanas, aguardavam-se alguns pormenores para a sua conclusão, mas no atual contexto de Pandemia, ficou clara a vantagem da sua divulgação imediata, sem custos e com evidente vantagem para todos os profissionais e doentes.”

Que conclui “Será possível aceder a este curso através da plataforma de e-learning da FPP, sendo apenas necessário o registo simples na referida plataforma. A FPP não pode deixar de agradecer aos autores do curso, aos profissionais que o tornaram possível e à VitalAire pelo seu apoio e presença sempre atenta. Esperamos que nestes momentos conturbados seja uma ferramenta adicional, que sirva para o que foi idealizado, para ajudar.”

Os participantes terão a oportunidade de aumentar as suas competências na definição do modo ventilatório e interfaces mais indicados para cada doente e quadro clínico, ficando a par das significativas atualizações tecnológicas da VNI e aprendendo a utilizar esta terapêutica tanto no contexto de insuficiência respiratória aguda como crónica.

Jorge Correia, Diretor Geral da VitalAire Portugal, considera que “a parceria com a FPP e a contribuição para o aumento de competências em VNI, são mais valias efetivas para os profissionais de saúde, doentes e todos os envolvidos nos cuidados de saúde respiratórios. Esta iniciativa é um exemplo de como fazer chegar a um público mais alargado a formação, numa área tão delicada, para que a VNI em Portugal continue com a evolução necessária e merecida para todos aqueles que a prestam e os que a recebem possam beneficiar de uma melhor qualidade de vida.

O curso pode ser acedido na plataforma de e-learning da FPP em https://www.fundacaoportuguesadopulmao.org/e-learning/ ou em https://www.vitalaire.pt/profissionais-saude/curso-vni-fpp-0

Download the document