Passar para o conteúdo principal

No Dia Mundial do Sono, a VitalAire deseja “Boa Noite Portugal” em todos os EspaçoVital

A campanha irá decorrer na sexta-feira, dia 15 de março, nos centros de proximidade EspaçoVital do

Porto, Santa Maria da Feira, Viseu, Santarém e Faro

 

A VitalAire, a atuar nos Cuidados Respiratórios Domiciliários em Portugal há mais de 30 anos, comemora o Dia Mundial do Sono, que se assinala a 15 de março, com a realização de atividades dedicadas aos seus pacientes que sofrem de distúrbios do sono. Com o objetivo de promover a adesão à terapia, vão ser organizadas sessões de troca de experiências, com a participação de médicos, nos EspaçoVital.

Sob o mote “Boa Noite Portugal”, a VitalAire, com o apoio científico da Associação Portuguesa do Sono (APS), promove, na próxima sexta-feira, palestras educativas lecionadas por médicos especialistas e profissionais de saúde, com o objetivo de partilhar conhecimento e experiências com pacientes relativamente à patologia da apneia do sono, salientando a importância de dormir bem e incentivando-os à adequada adesão à terapia e adoção de hábitos de vida saudáveis.

 

Jorge Correia, Diretor Geral da VitalAire Portugal, considera que “os distúrbios do sono, em particular o Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, pela sua incidência na população e as graves consequências  que aporta, nomeadamente a excessiva sonolência diurna, o grande risco de acidentes de viação e de trabalho, a sua relação com as doenças cardiovasculares e a diabetes, tem vindo a ter uma atenção e uma abordagem muito sérias por parte da comunidade médica e da sociedade em geral, nestes últimos anos, sendo que parece haver já uma tendência para considerar esta doença como um problema de saúde pública”.

 

“O seu tratamento é, portanto, imprescindível para o paciente que deve, antes de mais, assumir que tem um problema de saúde e que é ele o principal responsável para o êxito do seu tratamento. Deve, pois, garantir o respeito pelas indicações do médico assistente, fazer uma boa utilização do CPAP [equipamento que evita episódios de apneia do sono], considerada a forma mais eficiente de tratamento, e assumir um estilo de vida mais saudável”, defende Jorge Correia.

 

Sobre o EspaçoVital

O EspaçoVital é um centro de proximidade que vem proporcionar apoio e assistência complementar a quem sofre de patologia respiratória, para um maior conforto do doente e do seu cuidador/familiar. Estes novos espaços localizam-se junto aos Hospitais de referência de cada localidade onde estão inseridos e disponibilizam assistência gratuita assegurada pelos profissionais de saúde da VitalAire. Os centros são dirigidos aos doentes com patologia respiratória crónica, nomeadamente a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), entre outras patologias, com o intuito de ir ao encontro das necessidades dos doentes atuais, que são cada vez mais ativos e que procuram uma melhor qualidade de vida.

Horário de Funcionamento: Dias úteis, das 09h00-13h00 e das 14h00-18h00

Download the document