Passar para o conteúdo principal

Assista online ao webinar VitalAire exclusivo para Profissionais de Saúde: “Oxigenoterapia Domiciliária - Hot Topics"

No passado dia 29 de junho, pelas 19h00, realizou-se o segundo Webinar da VitalAire, em colaboração com o Jornal Médico, dedicado às temáticas de CRD (Cuidados Respiratórios Domiciliários), subordinado ao tema “Oxigenoterapia Domiciliária - Hot Topics. A sessão teve como objetivo abordar temas de interesse nesta área, desde a análise crítica de estudos relevantes sobre oxigenoterapia de longa duração, à temática da oxigenoterapia de deambulação e terminando com os desafios de quem tem de utilizar oxigénio no seu dia-a-dia.

Contando com a presença de especialistas de pneumologia e representantes da Respira (Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas), o webinar teve início com o contributo da Dr.ª Paula Simão, pneumologista e diretora do Serviço de Pneumologia da ULS Matosinhos, fazendo uma leitura crítica dos estudos LOTT e INOX, dois estudos com grande relevância na área da oxigenoterapia domiciliária: o estudo LOTT (Long-Term Oxygen Treatment Trial) avaliou a oxigenoterapia suplementar vs nenhum suporte de oxigénio para portadores de DPOC com dessaturação moderada em repouso ou induzida por exercício; e o estudo INOX (Randomized Trial of Nocturnal Oxygen in Chronic Obstructive Pulmonary Disease) que procurou avaliar se a Oxigenoterapia exclusivamente noturna melhorava a sobrevida dos doentes com DPOC e contou com a sua participação, enquanto investigadora e coordenadora nacional do ensaio clínico.

A dar continuidade, a Dr.ª Paula Pamplona, pneumologista no Hospital Pulido Valente em Lisboa, partilhou a sua perspetiva de como se pode otimizar a oxigenoterapia de deambulação, debatendo questões inerentes à otimização e escolha da fonte de deambulação. Um tema que tantas vezes suscita dúvidas e que acaba por ter grande pertinência nos dias que correm. 

Para encerrar o webinar, a Associação Respira falou da sua perspetiva sobre “A vivência de um doente com Oxigenoterapia de Longa Duração (OLD) + Oxigenoterapia de Deambulação (OD)”.

A sessão virtual contou com a moderação do Dr. João Munhá, pneumologista, diretor do Serviço de Pneumologia no Centro Hospitalar Universitário do Algarve e Coordenador da Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
 

Webinar exclusivo para Profissionais de Saúde.
Para assistir em diferido, por favor contacte-nos: pt-vitalshare@airliquide.com